5 de janeiro de 2010

CULTURA... EM DIFERIDO 1
Durante 2 horas, vi, mais do que ouvi (a qualidade técnica é péssima) o canal da Ass. da Rep. Passavam em repetição, perto das 23h, a audição à actual ministra da Cultura. Foi um momento... simpático. Por não conhecer a sua voz, desconheciam-se as ideias. Fiquei a saber que: 1) é persistente no que lhe parece valer a pena. 2) tem uma visão geral da cultura, o que já é dizer mais do que os dois ineptos que antecederam. 3) ouve os assessores, sobretudo na área do património e do cinema. 4) acha-se optimista e "conhecedora profunda do sector".5) ainda não percebeu que a Cultura se faz a partir do trabalho dos criadores (mas há esperança...). 5) a Literatura não é, ao contrário do Cinema, um factor de projecção de Portugal no Mundo. 6) o Ministério mede o tempo de trabalho em semanas, logo, parece sempre pouco. 7) não tem medo do ministro (a?) da Segurança Social, mas o pânico do detentor da pasta da Finanças é grande. A ponte de não considererar a questão do IVA nos artistas um assunto seu.
Fiquei um pouco mais aliviado, confesso. Não é pateta e está na pista certa para muitas coisas. É muito mais do que a sua nomeação poderia fazer aspirar. A ver vamos, como diria o cego. Fico a aguardar outra repetição a altas horas da noite para saber mais sobre o que se está  a fazer com a Cultura. Se o canal Parlamento nos mostrar, claro.

1 comentário:

Sandra Almeida disse...

Ola antigo colega dos Acores e meu parceiro num bailinho na Base Americana. Um grande abraco e votos de um excelente Ano. Parabens pelo blog!